sexta-feira, 18 de julho de 2008

Parto humanizado ?

Quando fiquei grávida de minha primeira filha comecei de imediato a pesquisar na internet a melhor maneira possível para realizar o parto de minha pequena. Entrei em vários grupos e listas, pesquisei vários sites e foruns e encontrei opiniões muito distintas por aí. Em um desses grupos encontrei muitos argumentos convincentes e apartir daí iniciei meus estudos sobre o assunto.

O parto normal, ou melhor dizendo, natural era defendido com unhas e dentes por médicos, enfermeiras e muitas mulheres desse grupo e a cada novo tópico eu me convencia mais e mais de que poderia ser bom pra mim e para minha filha.

A maioria defendia o parto natural em casa ou em casas de parto, sem nem mesmo o acompanhamento de um hospital com pronto socorro, uti e tudo mais, mas parecia bem seguro e os depoimentos eram bem leves e alegres.

Decidi ter minha filha assim, mas como o dinheiro não é pra todos fui para um hospital público, onde fiz todo meu pré-natal e onde fui para ter minha pequena assim que começaram as contrações. Nesse hospital também era defendida a idéia do parto natural... por isso achei que seria bom.

Tive um parto muito traumatizante pra mim e para minha filha, passei mais de 24 horas em sofrimento e o pediatra disse depois que minha bebe também já havia entrado em sofrimento há mais de 4 horas antes de nascer em uma cesária de urgência. Eu tive uma forte hemorragia logo após o parto e perdi sangue durante toda a noite pois as enfermeiras são treinadas para deixar a mãe se recuperar normalmente. Só viram a gravidade da situação pela manhã e eu já estava praticamente sem forças pra nada. Minha filha nasceu com dois hematomas na cabecinha de tanto tempo que ficou em posição para nascer, tinha o narizinho completamente torto pois estava encaixada demais e por mais tempo que o normal, ela ficou sem respirar por vários minutos e teve que ser entubada e ir direto para a UTI do hospital... eu nem ao menos pude segura-la na primeira noite, só no outro dia e depois de me recuperar com soro nos dois braços... toda a família ficou em desespero e meu marido que acompanhou tudo estava acabado e sem forças para mais nada.

O que acontece é que o parto natural é bom sim, mas SEMPRE deve ser acompanhado o tempo TODO por um médico de sua confiança. Algumas mulheres, como eu, acreditam que tudo será fácil e esquecem que nem sempre as coisas acontecem da maneira que desejamos e acabam muitas vezes sofrendo muito e fazendo seus bebes sofrerem também.

Quando finalmente pude ver minha pequena e segura-la nos meus braços senti uma enorme gratidão por não ter acontecido o pior e chorei muito ao ver o quanto ela tinha sofrido... mas graças a Deus ela estava bem e logo iria para o quarto comigo... isso me aliviou o coração.

Depois de tudo se tranquilizar e já em casa com minha filha é que eu fui entender o verdadeiro mecanismo do parto natural em hospitais públicos. É mais barato e ponto, o resto não importa muito. Não tem anestesia, medicamentos, não tem cirurgia, aparelhos e nada das coisas que usam em hospitais particulares, a mãe na realidade " se vira " sozinha... o médico nem aparece muito, ficamos só com enfermeiras a maioria do tempo. E isso é o que acontece...nada da "magia do parto normal" nem de todas as coisas bonitas que lemos por ai... isso é tudo fantasia, a não ser é claro para aquelas que podem pagar doulas e terem seus filhos no Santa Joana... o que não é o caso da maioria. Por incrível que pareça isso acontece muito nos dias de hoje, depois do meu primeiro parto eu estudei muito e investiguei muito por ai e descobri que muitas mulheres perdem seus filhos e as vezes até a vida em lugares assim...

Sempre que posso conto minha história e escrevo também em muitas listas de discussão por ai... acho que é uma obrigação de mães que já passaram por isso alertar outras mulheres que estão prestes a ter seu primeiro parto.

Não é que eu defenda o parto cirúrgico... não é isso...o que defendo é o parto humanizado, seja ele normal ou não...

Portanto vocês que estão para dar a luz, pensem muito e pesquisem, investiguem o hospital e não se deixem levar pela ilusão que tudo sempre dá certo... pois não é bem assim...

Meu segundo parto foi lindo e tranquilo e tudo correu muito bem, mas não é uma regra e não vale a pena pagar pra ver.

Sei que o assunto é pesado, mas infelizente é a realidade de nosso Brasil.

Só pra terminar, minha filha hoje tem 2 aninhos e é a coisa mais linda do mundo... lutou pra nascer e veio pra trazer alegria as nossas vidas !