segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os benefícios do exercício físico



Sempre tive um dia-a-dia muito corrido, sempre trabalhando, estudando, cuidando da casa e de tudo mais, fazendo mil cursos... sempre lembro de mim correndo pra lá e pra cá e isso se tornou normal em minha vida.

Em 2006 fiquei grávida de minha primeira filha, Eduarda e por opção parei de trabalhar para acompanhar de perto o desenvolvimento dela. Minha idéia era voltar quando ela tivesse uns dois aninhos... mas quando a Duda fez 8 meses eu descobri que estava grávida novamente...rs... e por esse pequeno motivo chamado Carolina, tive que adiar meus planos de voltar ao mercado de trabalho e a minha vida de correrias.

Hoje a Dudinha já tem 1 ano e 10 meses e a Carol completou 6 meses dia 25... e eu... eu estou aqui na minha vida de dona de casa e mãe apaixonada !

Não me arrependo nem um pouco dessa minha escolha, adoro participar da vidinha delas em tempo integral e nada me dá maior prazer... mas com duas vezes seguidas de engorda e emagrece eu comecei a sentir os danos do sedentarismo... rs

Engordei quase 20 kilos em cada gestação e nem me reconhecia mais, estava longe de ser a pessoa que era... mas com muita força de vontade e determinação hoje já voltei ao meu peso de antes e posso dizer sem modéstia que estou super bem pra uma mãe de duas filhas tão pequenas..rs

Porém mesmo assim senti a necessidade de fazer algo por meu corpo e esses dias comecei na academia. Não imaginava que exercício pudesse dar um up tão grande na vida da gente. Eu passei a acordar mais cedo, a ter mais disposição para fazer minhas coisas, a me concentrar melhor nas minhas leituras, a comer coisas mais saudáveis e pasmem... até o cigarro estou largando de vez.

Sei lá, acho que quando percebemos os benefícios tudo fica mais fácil de conseguir realizar. Temos mais força de vontade pra fazer o que é certo para o nosso corpo e abandonar o que prejudica nossa saúde.

Por enquanto estou apenas na musculação, mas também estou indo para a dança e a luta e em breve natação também... quero cuidar de meu corpo e manter tudo bem certinho.. afinal tenho duas filhas pra criar...rs

Pra quem acha que isso é exagero, vai aí uma pequena lista de apenas alguns dos benefícios das atividades físicas... e eu garanto que isso é só o começo. O melhor é aqui dentro, onde os reflexos do corpo deixam suas marcas... cabeça mais ativa, pensamentos mais positivos e coração mais leve !

1 – Melhora a circulação do sangue
2 – Melhora a oxigenação das células
3 – É fator decisivo para normalizar a pressão arterial
4 – fortalece os músculos, ossos e ligamentos
5 – aumenta a resistência e evita a fadiga
6 – auxilia a regular o sistema hormonal (ótimo pra nós mulheres)
7 – melhora a capacidade mental e a memória
8 – melhora o sono
9 – retarda o envelhecimento
10 – estimula a produção de endorfina, melhorando o bem estar físico e mental ( viu ! rs)
11 – evita o estresse e a depressão ( viu viu viu ! rs)
12 – ajuda na prevenção e controle de diabetes
13 – reduz dores e cansaço, melhorando a disposição
14 – previne a osteoporose

Olha pessoal, só posso dizer que é a mais pura verdade, estou me sentindo muito melhor e com a cabeça mais leve... os sentimentos bons se afloram e os ruins nem parecem existir...

Aconselho a todos !
Lembrando sempre que um orientador deve sempre acompanhar, pois nem sempre sabemos o que é melhor para nosso corpo. Temos que respeitar nossos limites...

A lista eu peguei do site http://www.academiavida.com.br/artigos_beneficios_da_atividades_fisica.php
pra quem tem dúvidas é um ótimo lugar pra pesquisar.

Beijos a todos e vou indo...
pra academia é lógico. rs